O MILAGRE
Naquela pequena cidade as romarias começaram quando
correu o boato do milagre. É sempre assim. Começa com um simples boato, mas
logo o povo – sofredor, coitadinho e pronto a acreditar em algo capaz de
minorar sua perene chateação – passa a torcer para que o boato se transforme
numa realidade, para poder fazer do milagre a sua esperança.
Dizia-se que ali vivera um vigário muito piedoso, homem bom, tranquilo, amigo
da gente simples, que fora em vida um misto de sacerdote, conselheiro, médico,
financiador dos necessitados e até advogado dos pobres, nas suas eternas
questões com os poderosos. Fora, enfim, um sacerdote na expressão do termo:
fizera de sua vida um apostolado.
Um dia o vigário morreu. Ficou a saudade morando com a gente do lugar. E era em
sinal de reconhecimento que conservavam o quarto onde ele vivera, tal e qual o
deixara. Era um quartinho modesto, atrás da venda. Um catre (porque em
histórias assim, a cama do personagem chama-se catre), uma cadeira, um armário
tosco, alguns livros. O quarto do vigário ficou sendo uma espécie de monumento
à sua memória, já que a Prefeitura local não tinha verba para erguer sua
estátua.
E foi quando um dia… ou melhor, uma noite, deu-se o milagre. No quarto dos fundos
da venda, no quarto que fora do padre, na mesma hora em que o padre costumava
acender uma vela para ler seu breviário, apareceu uma vela acesa.
– Milagre!!! – quiseram todos.
E milagre ficou sendo, porque uma senhora que tinha o filho doente, logo se
ajoelhou do lado de fora do quarto, junto à janela, e pediu pela criança. Ao
chegar em casa, depois do pedido – conta-se – a senhora encontrou o filho
brincando, fagueiro.
– Milagre!!! – repetiram todos. E o grito de “Milagre!!!” reboou por sobre
montes e rios, vales e florestas, indo soar no ouvido de outras gentes, de
outros povoados. E logo começaram as romarias.
Vinha gente de longe pedir! Chegava povo de tudo quanto é canto e ficava ali
plantado, junto à janela, aguardando a luz da vela. Outros padres, coronéis,
até deputados, para oficializar o milagre. E quando eram mais ou menos seis da
tarde, hora em que o bondoso sacerdote costumava acender sua vela… a vela se
acendia e começavam as orações. Ricos e pobres, doentes e saudáveis, homens e
mulheres caíam de joelhos, pedindo.
Com o passar do tempo a coisa arrefeceu. Muitos foram os casos de doenças
curadas, de heranças conseguidas, de triunfos os mais diversos. Mas, como tudo
passa, depois de alguns anos passaram também as romarias. Foi diminuindo
a fama do milagre e ficou, apenas, mais folclore na lembrança do povo.
O lugarejo não mudou nada. Continua igualzinho como era, e ainda existe, atrás
da venda, o quarto que fora do padre. Passamos outro dia por lá. Entramos e
pedimos ao português, seu dono, que vive há muitos anos atrás do balcão, a
roubar no peso, que nos servisse uma cerveja. O português, então, berrou para
um pretinho, que arrumava latas de goiabada numa prateleira:
– Ó Milagre, sirva uma cerveja ao freguês!
Achamos o nome engraçado. Qual o padrinho que pusera o nome de Milagre naquele
afilhado? E o português explicou que não, que o nome do pretinha era Sebastião.
Milagre era apelido.
– E por quê? – perguntamos.
_ Porque era ele quem acendia a vela,
no quarto do padre.
(STANISLAW
PONTE PRETA. O melhor de Stanislaw Ponte Preta. 3a.
Edição, Rio de Janeiro, José Olympio, 1988)
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
- Segundo o texto, o que leva o povo a acreditar no boato do milagre?
- No segundo parágrafo do texto temos a caracterização do vigário. Qual classe de palavras desempenha função fundamental nesse parágrafo?
- Justifique o uso dos parênteses no terceiro parágrafo.
- Um bom texto se constrói a partir de algumas sutilezas, pequenas colocações que, para um leitor desatento, passariam despercebidas. No trecho: “- Milagre!!! – quiseram todos.” explique por que a forma verbal em negrito (quiseram) foi usada, em vez de falaram ou gritaram.
- Que fato ajudou a consolidar o “milagre”?
- O texto fala de uma criança que estava doente e sarou em função do pedido que a mãe fez ao vigário. O narrador tem certeza desse fato? Explique sua resposta.
- Segundo o texto, o que foi necessário para oficializar o milagre?
- Em que passagem do texto temos a universalização da crença no milagre?
- O narrador emite um juízo de valor a respeito do português. Qual é esse juízo de valor?
- Observe a frase: “O português, então, berrou…” Nesse contexto, a palavra português é um substantivo. Escreva uma frase em que essa palavra seja empregada como adjetivo.
- Após a leitura do conto de Stanislaw Ponte Preta, redija uma frase que sirva de “moral da história”.
ORTOGRAFIA
A) mendingos; reivindicar; rebuliço
B) mindigos; reinvidicar, rebuliço
C) mindigos; reivindicar, reboliço
D) mendigos; reivindicar, rebuliço
E) mendigos; reivindicar, reboliço
2. (IBGE) Assinale a opção em que todas as palavras se completam adequadamente com a letra entre parênteses:
A) en.....aguar / pi.....e / mi.....to (x)
B) exce.....ão / Suí.....a / ma.....arico (ç)
C) mon.....e / su.....estão / re.....eitar (g)
D) búss.....la / eng.....lir / ch.....visco (u)
E) .....mpecilho / pr.....vilégio / s.....lvícola (i)
3. (TRE-SP) Foram insuficientes as ....... apresentadas, ....... de se esclarecerem os .......
A) escusas - a fim - mal-entendidos
B) excusas - afim - mal-entendidos
C) excusas - a fim - malentendidos
D) excusas - afim - malentendidos
E) escusas - afim - mal-entendidos
4. (TRE-SP) Este meu amigo .......... vai ..........-se para ter direito ao título de eleitor.
A) extrangeiro - naturalizar
B) estrangeiro - naturalisar
C) extranjeiro – naturalizar
1. (IBGE)
Entre as opções abaixo, somente uma completa corretamente as lacunas
apresentadas a seguir. Assinale-a: Na cidade carente, os .......... resolveram
.......... seus direitos, fazendo um .......... assustador.
A) mendingos; reivindicar; rebuliço
B) mindigos; reinvidicar, rebuliço
C) mindigos; reivindicar, reboliço
D) mendigos; reivindicar, rebuliço
E) mendigos; reivindicar, reboliço
2. (IBGE) Assinale a opção em que todas as palavras se completam adequadamente com a letra entre parênteses:
A) en.....aguar / pi.....e / mi.....to (x)
B) exce.....ão / Suí.....a / ma.....arico (ç)
C) mon.....e / su.....estão / re.....eitar (g)
D) búss.....la / eng.....lir / ch.....visco (u)
E) .....mpecilho / pr.....vilégio / s.....lvícola (i)
3. (TRE-SP) Foram insuficientes as ....... apresentadas, ....... de se esclarecerem os .......
A) escusas - a fim - mal-entendidos
B) excusas - afim - mal-entendidos
C) excusas - a fim - malentendidos
D) excusas - afim - malentendidos
E) escusas - afim - mal-entendidos
4. (TRE-SP) Este meu amigo .......... vai ..........-se para ter direito ao título de eleitor.
A) extrangeiro - naturalizar
B) estrangeiro - naturalisar
C) extranjeiro – naturalizar
D)
estrangeiro – naturalizar
E) estrangeiro
- naturalisar
5. (TTN) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas:
A) quiseram, essência, impecílio
B) pretencioso, aspectos, sossego
C) assessores, exceção, incansável
D) excessivo, expontâneo, obseção
E) obsecado, reinvidicação, repercussão
6. (FT) A alternativa cujas palavras se escrevem respectivamente com -são e
-ção, como "expansão" e "sensação", é:
A) inven..... / coer.....
B) absten..... / asser.....
C) dimen..... / conver.....
5. (TTN) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas:
A) quiseram, essência, impecílio
B) pretencioso, aspectos, sossego
C) assessores, exceção, incansável
D) excessivo, expontâneo, obseção
E) obsecado, reinvidicação, repercussão
6. (FT) A alternativa cujas palavras se escrevem respectivamente com -são e
-ção, como "expansão" e "sensação", é:
A) inven..... / coer.....
B) absten..... / asser.....
C) dimen..... / conver.....
D)
disten..... / inser
E)
preten.... / conver
7. (U-UBERLÂNDIA) Das palavras abaixo relacionadas, uma não se escreve com h inicial. Assinale-a:
A) hélice
B) halo
C) haltere
D) herva
7. (U-UBERLÂNDIA) Das palavras abaixo relacionadas, uma não se escreve com h inicial. Assinale-a:
A) hélice
B) halo
C) haltere
D) herva
E)
herdade
8. (EPCAR) Só não se completa com z:
A) repre__ar
B) pra__o
C) bali__a
D) abali__ado
E)despre__ar
9. (EPCAR) Completam-se com g os vocábulos abaixo, menos:
A) here__e
B) an__élico
C) fuli__em
D)berin__ela
E)
ti__ela
10. (BB) Alternativa correta:
A) estemporanêo
B) escomungado
C) exterminado
D) espontâneo
E) espansivo
11. (BB) Grafia certa:
A) civilisar
B) humanisar
C) padronisar
D) paralisar
11. (BB) Grafia certa:
A) civilisar
B) humanisar
C) padronisar
D) paralisar
E) concretizar
12. (BB) Abastecer:
A) deduzir
B) abater
C) prover
D) derrubar
E) deprimir
13. (EPCAR) O orador ratificou o que afirmara.
A) negou
B) corrigiu
C) frisou
13. (EPCAR) O orador ratificou o que afirmara.
A) negou
B) corrigiu
C) frisou
D) confirmou
E)
enfatizou
14. (FUVEST) "A ............... de uma guerra nuclear provoca uma grande .............. na humanidade e a deixa ............... quanto ao futuro."
A) espectativa - tensão - exitante
B) espectativa - tenção - hesitante
C) expectativa - tensão - hesitante
D) expectativa - tenção - hezitante
E) espectativa - tenção - exitante
15. (UF-PR) Assinale a alternativa correspondente à grafia correta dos vocábulos:
1. desli...e 2. vi...inho 3. atravé... 4. empre...a
A) z - z - s - s
B) z - s - z - z
C) s - z - s - s
D) s - s - z – s
14. (FUVEST) "A ............... de uma guerra nuclear provoca uma grande .............. na humanidade e a deixa ............... quanto ao futuro."
A) espectativa - tensão - exitante
B) espectativa - tenção - hesitante
C) expectativa - tensão - hesitante
D) expectativa - tenção - hezitante
E) espectativa - tenção - exitante
15. (UF-PR) Assinale a alternativa correspondente à grafia correta dos vocábulos:
1. desli...e 2. vi...inho 3. atravé... 4. empre...a
A) z - z - s - s
B) z - s - z - z
C) s - z - s - s
D) s - s - z – s
E) z - z
- s – z
16. (TRE-RJ) Pronunciam-se corretamente, com o e e abertos (ó / é), como "povos" e "servo" , as seguintes palavras:
A) inodoros / indefeso
B) fornos / obsoleto
C) caroços / adrede
D) gostos
/ destro
E) globos
/ coeso
17. (TRE-RJ) "os puritanos passaram a enxergar a opulência como manifestação exterior da bênção divina e não como um desvario cúpido." Há palavras que se opõem pela posição da sílaba tônica: cúpido (proparoxítona) e cupido (paroxítona). A alternativa em que a diferença de posição do acento tônico caracteriza oposição entre duas palavras, não se tratando de variações de uma mesma palavra, é:
A) hieróglifo / hieroglifo
B) projétil / projetil
C) homília / homilia
17. (TRE-RJ) "os puritanos passaram a enxergar a opulência como manifestação exterior da bênção divina e não como um desvario cúpido." Há palavras que se opõem pela posição da sílaba tônica: cúpido (proparoxítona) e cupido (paroxítona). A alternativa em que a diferença de posição do acento tônico caracteriza oposição entre duas palavras, não se tratando de variações de uma mesma palavra, é:
A) hieróglifo / hieroglifo
B) projétil / projetil
C) homília / homilia
D)
Oceânia / Oceania
E) ímpio
/ impio
18. (CESESP-PE) "ensinando, nos bancos vadios, as aulas da sobrevivência órfã..." Observe a forma correta de escrever a palavra sobrevivência e compare com sobre-humano. Nas alternativas dadas, qual a única correta?
A) sobre-estar, sobre-rondar
B) sobre-por, sobrenatural
C) sobre-humano, sobre-passo
18. (CESESP-PE) "ensinando, nos bancos vadios, as aulas da sobrevivência órfã..." Observe a forma correta de escrever a palavra sobrevivência e compare com sobre-humano. Nas alternativas dadas, qual a única correta?
A) sobre-estar, sobre-rondar
B) sobre-por, sobrenatural
C) sobre-humano, sobre-passo
D) sobressair,
sobre-exaltar
E) sobre-saia,
sobreaviso
19. (PUC) Assinale a alternativa que possa substituir, pela ordem, as partículas de transição dos períodos abaixo, sem alterar o significado delas: "Em primeiro lugar, observemos o avô. Igualmente, lancemos um olhar para a avó. Também o pai deve ser observado. Todos são altos e morenos. Conseqüentemente a filha também será morena e alta."
19. (PUC) Assinale a alternativa que possa substituir, pela ordem, as partículas de transição dos períodos abaixo, sem alterar o significado delas: "Em primeiro lugar, observemos o avô. Igualmente, lancemos um olhar para a avó. Também o pai deve ser observado. Todos são altos e morenos. Conseqüentemente a filha também será morena e alta."
A) primeiramente, ademais, além
disso, em suma
B) acima de tudo, também,
analogamente, finalmente
C) primordialmente, similarmente,
segundo, portanto
D) antes de mais nada, da mesma
forma, por outro lado, por conseguinte
E) sem dúvida, intencionalmente,
pelo contrário, com efeito
20.
(FUVEST) Estava ....... a ....... da guerra, pois os homens ....... nos erros
do passado.
A) eminente, deflagração, incidiram
B) iminente, deflagração, reincidiram
C) eminente, conflagração, reincidiram
D) preste, conflaglação, incidiram
E) prestes, flagração, recindiram
21. (MACK) A única série de palavras corretamente grafadas é:
A) cortume, gorgeio, picina, piche
B) tribo, tabuada, bueiro, defeza
C) êmbulo, florescer, figadal, quiz
D) xadrez, pílula, exceção, invés
E) abrazar, pagé, páteo, desliza
22. (FUVEST) Indique a alternativa correta:
A) O ladrão foi apanhado em flagrante.
B) Ponto é a intercessão de duas linhas.
C) As despesas de mudança serão vultuosas.
D) Assistimos a um violenta coalizão de caminhões.
E) O artigo incerto na Revista das Ciências foi lido por todos nós.
23. (CARLOS CHAGAS) A ....... a ser desenvolvida visava à ....... de objetivos bastante ....... .
A) pesquisa, consecução, pretensiosos
B) pesquisa, consecussão, pretenciosos
C) pesquisa, consecução, pretenciosos
D) pesquiza, consecução, pretenciosos
E) pesquiza, consecução, pretensiosos
24. (MACK) Assinale a alternativa em que não há erro de grafia:
A) espontâneo, catorze, alisar, prazeirosamente
B) obsessão, obsceno, deslisar, sacerdotisa
C) cansaço, atraso, tocha, pajem
D) angar, ombro, harém, hexágono
E) exaurir, desonra, hesitar, rehaver
25. (CESCEM) "A solidão é um retiro de ......., mas ninguém vive sempre em trégua, ....... só, ....... o preguiçoso, eternamente em repouso."
A) descanço, tampouco, exceto
B) descanso, tãopouco, exceto
C) descanço, tão pouco, esceto
D) descanso, tampouco, exceto
E) descanso, tão pouco, esceto
A) eminente, deflagração, incidiram
B) iminente, deflagração, reincidiram
C) eminente, conflagração, reincidiram
D) preste, conflaglação, incidiram
E) prestes, flagração, recindiram
21. (MACK) A única série de palavras corretamente grafadas é:
A) cortume, gorgeio, picina, piche
B) tribo, tabuada, bueiro, defeza
C) êmbulo, florescer, figadal, quiz
D) xadrez, pílula, exceção, invés
E) abrazar, pagé, páteo, desliza
22. (FUVEST) Indique a alternativa correta:
A) O ladrão foi apanhado em flagrante.
B) Ponto é a intercessão de duas linhas.
C) As despesas de mudança serão vultuosas.
D) Assistimos a um violenta coalizão de caminhões.
E) O artigo incerto na Revista das Ciências foi lido por todos nós.
23. (CARLOS CHAGAS) A ....... a ser desenvolvida visava à ....... de objetivos bastante ....... .
A) pesquisa, consecução, pretensiosos
B) pesquisa, consecussão, pretenciosos
C) pesquisa, consecução, pretenciosos
D) pesquiza, consecução, pretenciosos
E) pesquiza, consecução, pretensiosos
24. (MACK) Assinale a alternativa em que não há erro de grafia:
A) espontâneo, catorze, alisar, prazeirosamente
B) obsessão, obsceno, deslisar, sacerdotisa
C) cansaço, atraso, tocha, pajem
D) angar, ombro, harém, hexágono
E) exaurir, desonra, hesitar, rehaver
25. (CESCEM) "A solidão é um retiro de ......., mas ninguém vive sempre em trégua, ....... só, ....... o preguiçoso, eternamente em repouso."
A) descanço, tampouco, exceto
B) descanso, tãopouco, exceto
C) descanço, tão pouco, esceto
D) descanso, tampouco, exceto
E) descanso, tão pouco, esceto
B
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