terça-feira, 10 de dezembro de 2013

BULLYING: Provocações sem limites



REFLEXÕES SOBRE O FILME (apenas reflita)
a) “BULLYING: Provocações sem limites”. O que é isso?
b) Você já praticou/pratica bullying?
c)  Você já sofreu ou é vítima do bullying?

Agora resolva: 

1. Fale sobre o título do filme “BULLYING: Provocações sem limites”.

2. Qual o assunto principal do filme?

3. No decorrer do filme acontece uma palestra na escola sobre Bullying. Como
    o palestrante caracteriza o Bullying?

4. Que agressões Jordi sofre no decorrer do filme?

5. Caracterize o adolescente “Jordi” fisicamente e psicologicamente.

6. Agora caracterize o principal agressor “Nacho” fisicamente e  
    psicologicamente.

7. De acordo com o filme quais são os motivos pelos quais Jordi não conta que
    está sendo vítima de assédio na escola e fora dela?

8. Você concorda com a atitude de Jordi em não contar o que está
    acontecendo com ele? Justifique.

9. Em nossa escola há casos de Bullying? De que tipo?

10. No filme há uso de drogas? Justifique sua resposta.

11. Descreva a cena mais triste do filme, na sua opinião.

12. Descreva a cena mais humilhante do filme, na sua opinião.

13. Esse filme denota uma triste realidade da maldade do ser humano. O que
      você aprendeu  com esse filme e que lição de vida você pode tirar dele?

Abaixo, uma redação sobre o tema.


Além de simples brincadeiras

Uma piada, uma brincadeira ou um apelido são comuns e muitas vezes vistos como normais, mas em meio a isso está também o maltrato e a humilhação do próximo. Assim, a prática do bullying cresce constantemente nas escolas e ambientes de trabalho e cria um ciclo de violência física, moral e psicológica que é inaceitável.
Na raiz do problema encontra-se a intolerância, condena-se tudo aquilo que diverge de um padrão de estereótipos e atitudes. O opressor, em busca de poder ou popularidade e alicerçado em maus exemplos que, em geral, estão dentro dos próprios lares com uma rotina de brigas e agressões, intimida e subjuga os que estão a sua volta. A negligência das instituições de ensino e a permissividade da sociedade também acentuam a gravidade de tais atos.
Nesse sentido, o bullying e o mobbing deixam marcas preocupantes na sociedade. A vítima sofre com a humilhação e casos de baixa autoestima, depressão, evasão escolar, perda de rendimento e até suicídio são comuns. Esse cenário de transgressão passa do universo infantil para o adulto com pessoas traumatizadas, com dificuldades de se relacionar e contribui inclusive para a perpetuação de outras mazelas sociais como o preconceito e a violência cotidiana.
Em plano complementar, a extensão da ausência de repreensão e o utópico sentimento de superioridade aparecem também no mundo virtual através do cyberbullying sendo por vezes mais cruel devido ao aparente anonimato. Esse mal silencioso já gerou consequências que chocaram a sociedade como o caso da escola Columbine nos EUA e o massacre em Realengo em 2011 no Rio de Janeiro e não pode mais ser ignorado.
Portanto, é essencial que o governo juntamente com a mídia crie campanhas para conscientizar a população acerca do problema. A família deve estar ciente do dever de construir valores sólidos, dar bons exemplos, orientar e acompanhar a rotina dos filhos. Em paralelo, a escola deve ser mediadora da convivência, estabelecer limites, vigiar e punir os comportamentos errados e criar um ambiente saudável para discutir o assunto e evitar futuros problemas. Assim, não só o bullying é combatido, mas também forma-se cidadãos com mais respeito e tolerância e inicia-se a construção de um país mais justo e de fato desenvolvido. 
                                                           
Anna Luisa Coelho

Produza um texto dissertativo-argumentativo com o tema:
Bullying: como tratar comportamentos agressivos entre colegas?



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