REFLEXÕES SOBRE O FILME (apenas
reflita)
a) “BULLYING: Provocações sem limites”. O que é
isso?
b) Você já praticou/pratica bullying?
c) Você já sofreu ou é vítima do bullying?
Agora resolva:
1. Fale sobre
o título do filme “BULLYING: Provocações sem limites”.
2. Qual o
assunto principal do filme?
3. No decorrer do filme acontece
uma palestra na escola sobre Bullying. Como
o palestrante caracteriza o Bullying?
4. Que
agressões Jordi sofre no decorrer do filme?
5.
Caracterize o adolescente “Jordi” fisicamente e psicologicamente.
6. Agora
caracterize o principal agressor “Nacho” fisicamente e
psicologicamente.
7. De
acordo com o filme quais são os motivos pelos quais Jordi não conta que
está sendo vítima de assédio na escola e
fora dela?
8. Você
concorda com a atitude de Jordi em não contar o que está
acontecendo com ele? Justifique.
9. Em
nossa escola há casos de Bullying? De que tipo?
10. No
filme há uso de drogas? Justifique sua resposta.
11.
Descreva a cena mais triste do filme, na sua opinião.
12.
Descreva a cena mais humilhante do filme, na sua opinião.
13. Esse
filme denota uma triste realidade da maldade do ser humano. O que
você aprendeu com esse filme e que lição
de vida você pode tirar dele?
Abaixo, uma redação sobre o tema.
Além de simples brincadeiras
Uma piada, uma brincadeira ou um
apelido são comuns e muitas vezes vistos como normais, mas em meio a isso está
também o maltrato e a humilhação do próximo. Assim, a prática do bullying
cresce constantemente nas escolas e ambientes de trabalho e cria um ciclo de
violência física, moral e psicológica que é inaceitável.
Na raiz do problema encontra-se a
intolerância, condena-se tudo aquilo que diverge de um padrão de estereótipos e
atitudes. O opressor, em busca de poder ou popularidade e alicerçado em maus
exemplos que, em geral, estão dentro dos próprios lares com uma rotina de
brigas e agressões, intimida e subjuga os que estão a sua volta. A negligência
das instituições de ensino e a permissividade da sociedade também acentuam a
gravidade de tais atos.
Nesse sentido, o bullying e o mobbing
deixam marcas preocupantes na sociedade. A vítima sofre com a humilhação e
casos de baixa autoestima, depressão, evasão escolar, perda de rendimento e até
suicídio são comuns. Esse cenário de transgressão passa do universo infantil
para o adulto com pessoas traumatizadas, com dificuldades de se relacionar e
contribui inclusive para a perpetuação de outras mazelas sociais como o
preconceito e a violência cotidiana.
Em plano complementar, a extensão da
ausência de repreensão e o utópico sentimento de superioridade aparecem também
no mundo virtual através do cyberbullying sendo por vezes mais cruel devido ao
aparente anonimato. Esse mal silencioso já gerou consequências que chocaram a
sociedade como o caso da escola Columbine nos EUA e o massacre em Realengo em
2011 no Rio de Janeiro e não pode mais ser ignorado.
Portanto, é essencial que o governo
juntamente com a mídia crie campanhas para conscientizar a população acerca do
problema. A família deve estar ciente do dever de construir valores sólidos,
dar bons exemplos, orientar e acompanhar a rotina dos filhos. Em paralelo, a
escola deve ser mediadora da convivência, estabelecer limites, vigiar e punir
os comportamentos errados e criar um ambiente saudável para discutir o assunto
e evitar futuros problemas. Assim, não só o bullying é combatido, mas também
forma-se cidadãos com mais respeito e tolerância e inicia-se a construção de um
país mais justo e de fato desenvolvido.
Anna Luisa Coelho
Produza
um texto dissertativo-argumentativo com o tema:
Bullying: como
tratar comportamentos agressivos entre colegas?
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