domingo, 18 de maio de 2014

EXERCÍCIO DE INTERPRETAÇÃO


OS NAMORADOS DA FILHA

Quando a filha adolescente anunciou que ia dormir com o namorado, o pai não disse nada. Não a recriminou, não lembrou os rígidos padrões morais de sua juventude. Homem avançado, esperava que aquilo acontecesse um dia. Só não esperava que acontecesse tão cedo.
             Mas tinha uma exigência, além das clássicas recomendações. A moça podia dormir com o namorado:
            ─ Mas aqui em casa.
            Ela, por sua vez, não protestou. Até ficou contente. Aquilo resultava em inesperada comodidade. Vida amorosa em domicílio, o que mais podia desejar? Perfeito.
            O namorado não se mostrou menos satisfeito. Entre outras razões, porque passaria a partilhar o abundante café da manhã da família. Aliás, seu apetite era espantoso: diante do olhar assombrado e melancólico do dono da casa, devorava toneladas do melhor requeijão, do mais fino presunto, tudo regado a litros de suco de laranja.
             Um dia, o namorado sumiu. Brigamos, disse a filha, mas já estou saindo com outro. O pai pediu que ela trouxesse o rapaz. Veio, e era muito parecido com o anterior: magro, cabeludo, com apetite descomunal.
             Breve, o homem descobriria que constância não era uma característica fundamental de sua filha. Os namorados começaram a se suceder em ritmo acelerado. Cada manhã de domingo, era uma nova surpresa: este é o Rodrigo, este é o James, este é o Tato, este é o Cabeça. Lá pelas tantas, ele desistiu de memorizar nomes ou mesmo fisionomias. Se estava na mesa do café da manhã, era namorado. Às vezes, também acontecia ─ ah, essa próstata, essa próstata ─ que ele levantava à noite para ir ao banheiro e cruzava com um dos galãs no corredor. Encontro insólito, mas os cumprimentos eram sempre gentis.
             Uma noite, acordou, como de costume, e, no corredor, deu de cara com um rapaz que o olhou apavorado. Tranquilizou-o:
              ─ Eu sou o pai da Melissa. Não se preocupe, fique à vontade. Faça de conta que a casa é sua.
              E foi deitar.
              Na manhã seguinte, a filha desceu para tomar café. Sozinha.
              ─ E o rapaz? ─ perguntou o pai.
              ─ Que rapaz? ─ disse ela.
              Algo lhe ocorreu, e ele, nervoso, pôs-se de imediato a checar a casa. Faltava o CD player, faltava a máquina fotográfica, faltava a impressora do computador. O namorado não era namorado. Paixão poderia nutrir, mas era pela propriedade alheia.
             Um único consolo restou ao perplexo pai: aquele, pelo menos, não fizera estrago no café da manhã.
                                                                         Moacyr Scliar

ATIVIDADE

01.   No texto, procure uma palavra que possa substituir os termos grifados nas frases abaixo sem alterar o sentido.

a)      “Não a censurou, não lembrou os rígidos padrões morais de sua juventude.” ________________________
b)      “Encontro inusitado, mas os cumprimentos eram sempre gentis.” ________________________________

02.  Qual é o tipo de crônica escrita por Moacyr Scliar? 
 (a) narrativa            
 (b) reflexiva          
 (c) lírica           
 (d) crônica-ensaio

03. Quais são os personagens desse texto? 
04.  Qual o cenário onde a história acontece? 
05. Como podemos classificar o tempo? Cronológico ou psicológico?
06. Como se apresenta o narrador e o foco narrativo  nessa crônica? 
07.  Por que o pai da jovem era realmente um homem avançado? 
08.  Qual é o tema retratado nessa crônica?
09.  Como podemos classificar o tipo de discurso?
10. Qual o objetivo desse texto? 
11. Qual é sua opinião a respeito do comportamento da adolescente do texto?

EXERCÍCIO GRAMATICAL   - ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA

01) Assinale a oração subordinada adjetiva restritiva.
a) Convém que nos respeitemos.
b) A chuva que caiu ontem salvará a plantação.
c) Desejo que sejas feliz.
d) Cabral, que descobriu o Brasil, era um grande navegante português.

02) Assinale o período que apresenta oração subordinada adjetiva restritiva.
a) Veja onde está o cachorro.
b) Não me disseram que era tarde.
c) Estava sujo o rio onde ele se lavou.
d) É bom que venham todos.

03) Assinale o exemplo de oração subordinada adjetiva explicativa.
a) O livro cujo autor conheci está esgotado.
b) Paulo, que é português, não gostou da brincadeira.
c) Os meninos, quando viram a mãe, sorriram.
d) Escreva mais, que sua letra está muito ruim.

4) Transforme o adjetivo em uma oração adjetiva:
a) O professor facilitador ajuda os alunos nos conteúdos.
b) As quatro amigas e o jeans viajante rodaram o mundo!
c) O aluno pensador é diferente do aluno reprodutor de ideias.
d) Todas as pessoas simpatizantes da Língua Portuguesa, por favor, dirijam-se ao teatro!
e) Você é um dos poucos alunos conhecidos (por mim).
f) Homens e mulheres fumantes vivem pouco.
g) Admiro pessoas esforçadas.

5) Há no período uma oração subordinada adjetiva:
a) Ele falou que compraria a casa.
b) Não fale alto, que ela pode ouvir.
c) Vamos embora, que o dia está amanhecendo.
d) Em time que ganha não se mexe.
e) Parece que a prova não está difícil.

6) Assinale a alternativa que apresenta um período composto onde uma das orações é subordinada adjetiva:

a. “… a nenhuma pedi ainda que me desse fé: pelo contrário, digo a todas como sou”.
b. “Todavia, eu a ninguém escondo os sentimentos que ainda há pouco mostrei.”
c. “… em toda a parte confesso que sou volúvel, inconstante e incapaz de amar três dias um mesmo objeto”.
d. “Mas entre nós há sempre uma grande diferença; vós enganais e eu desengano.”
e. ” - Está romântico!… está  romântico… - exclamaram os três…”

7) Classifique cada oração destacada e marque o item que possui a sequência correta dessa classificação.
I.       O jovem que se esforça progride.
II.      O livro que li é muito bom.
III.     Teresa, que era personagem principal, morre no final da história.
a)      Restritiva — Explicativa — Explicativa
b)      Restritiva — Restritiva — Explicativa
c)     Explicativa — Restritiva — Restritiva
d)      Explicativa — Explicativa — Restritiva
e)       Restritiva — Explicativa — Restritiva

8) UNIRIO - Assinale o item em que há uma oração adjetiva.
a) Perdão, por Deus, perdão - respondeu o pombo.
b) A pombinha, que era branca sem exagero, arrulhava, humilhada e ofendida com o atraso.
c) Perdeste a noção do tempo?
d) A tarde era tão bonita que eu tinha de vir andando.
e) O pombo caminhava pelo beiral mais alto, do outro lado. Um pouco além, gritavam as gaivotas.

9. Suponha que o gerente de uma empresa queira informar a seus clientes, por carta, que o estabelecimento enviará pelo correio os carnês para pagamento. Indique a interpretação que o cliente daria à informação do diretor, no caso dos seguintes empregos de vírgula:
a) Os clientes, que já são cadastrados, receberão os carnês de pagamento pelo correio.
b) Os clientes que já são cadastrados receberão os carnês de pagamento pelo correio.

10) Classifique as orações destacadas em :
- oração sub. adjetiva restritiva
- oração sub. adjetiva explicativa

a) Os bois da minha fazenda, que contraíram febre aftosa, serão examinados.
b) Os homens, que são seres racionais, exploram os animais.
c) O livro que comprei é bom.
d) Deve-se investir em soluções que resolvam definitivamente os problemas.
e) A neve, que é fria, provocou a morte da vegetação.
f) Meus vizinhos cultivam árvores que dão frutos deliciosos.

11) Continue classificando as orações subordinadas adjetivas:
a)       A primavera ,que é a estação das flores, começa em setembro.
b)       A primeira operação da SOS foi a de chamar a atenção para a existência da Mata Atlântica , que estava esquecida.
c)       Infeliz é o homem que não age honestamente.
d)       Conversei com o menino que pedia esmolas.
e)       O professor que educa precisa ter vocação
f)        Gosto muito da cidade onde nasci.
g)       Caetano Veloso ,que é um ótimo compositor da MPB, escreveu um livro.
h)       Meu pai ,que havia arrancado três dentes, não pôde viajar naquele dia.
i)         Meus pais, que são meus amigos, compreenderam a situação.
j)         Os alunos que faltaram farão a prova outro dia.


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