segunda-feira, 28 de maio de 2012

Ensino-Aprendizagem de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias


Diante de um quadro social em que internet, televisão, violência, avanços científicos, injustiças sociais, sexualidade e muitos outros fatores misturam e criam uma dimensão nova e desafiadora para todos nós, como construir uma relação de ensino aprendizagem de português que seja, de fato, significativa? Esse parece-me ser o maior desafio do professor de linguagens, códigos e suas tecnologias: realizar um processo de ensino-aprendizagem da língua materna que atenda às necessidades atuais de comunicação e interação.
Saber ler e escrever não coloca necessariamente alguém na condição de pessoa letrada, capaz de interagir socialmente com as diferentes linguagens que nos rodeiam. Desejamos que a disciplina de linguagens promova o desenvolvimento de uma pessoa que pratique, cultural e socialmente, a leitura e a produção textual. Essa pessoa consegue pensar sobre o mundo, estabelecendo uma relação contextualizada com ele, interpretando e produzindo os textos necessários para essa relação. Alargamos os conceitos de texto para toda manifestação intencional de sentido existente na sociedade. Desse modo, os conceitos de leitura e produção textual também se alargam.
De qualquer modo, para atingirmos esse fim é necessário redimensionar o conjunto de habilidades associadas ao processo de ensino-aprendizagem da linguagem, centrando-o nas práticas socioculturais de leitura e de escrita. Importante destacarmos o que se tem vindo a chamar de práticas de letramento, ou seja, toda ocasião em que um texto escrito faça parte das interações dos indivíduos e de seus processos de construção de sentido, considerado a partir da cultura em que esse texto circula. Isso se traduz por considerar os diferentes elementos constituintes que permitem que o texto funcione socialmente em uma determinada comunidade.
Muitas vezes, nossos alunos iniciam a segunda fase do Ensino Fundamental com dificuldades de diferenciar atitudes diante dos diferentes textos com que terão de lidar na sua vida escolar. Não é difícil encontrar crianças, neste momento de seu aprendizado, que considerem ler e escrever como atividades que se dão sempre do mesmo modo. Assim, professores encontram alunos que, por exemplo, lêem exercícios escolares da mesma maneira como leriam um conto de fadas ou fazem uma síntese de Ciências seguindo a estrutura de uma narrativa. Não se habituaram a usar as estratégias apropriadas de leitura e escritas aos diferentes eventos e práticas de letramento.
Considerando a sociedade como uma teia complexa constituída por meio de linguagens, parece-nos ser muito importante uma perspectiva processual, dinâmica e interativa que facilite a organização e planejamento do estudo da linguagem. Valorizar uma aula de linguagem significa, no cotidiano escolar, dar oportunidade de desenvolver habilidades de interação com o mundo mais ampla e possível, em particular, no que se refere às relações sócio-culturais.
Ao pensarmos a realidade socio-cultural na sua relação interativa com as linguagens, ganha relevância o conceito de gênero discursivo.
Trabalhar com diferentes gêneros de discurso faz com que o aluno não apenas tenha contato com o que é produzido dentro da escola, mas também com a produção fora dela, dando-lhe oportunidade de contato com diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, as práticas de letramento na escola tornam-se ligadas necessariamente ao ensino com gêneros textuais, uma vez que eles são o resultado de fatos ou situações sócio-culturais.

Fonte: http://landeira-educablog.blogspot.com.br/2009/08/ensino-aprendizagem-de-linguagem.html

ATENÇÃO:

Faça a leitura do texto a cima, assista o vídeo "Variantes Linguísticas" exibido pela professora Elisângela Rodrigues e deixe o seu comentário.

29 comentários:

  1. Achei interessante,falou sobre liguagens cultas ,colonial.Falou sobre as girias que as vezes falamos sem perceber , falou tambem das variaçoes das linguagens ,de como falamos e o modo de como nos expressarmos.

    ResponderExcluir
  2. Apartir do video sobre a Redação em que assistir, pude descobrir muitas coisas sobre a Redação em que eu nem pensava em saber, tipo o linguagem coloquial, antes eu pensava que Gíria fazia parte da linguagem de cada Estado,Cidade, sei lá ... Por mais que eu não goste de Redação eu sei que ela é muito importante hoje em qualquer cursinho que você for fazer hoje, e principalmente, para o famoso ENEM! E esse é o meu comentário sobre o vídeo assistido .

    ResponderExcluir
  3. o video falar de regioes que falar diferente como:dialetos,girias...
    precisar respeitar maneiras diferentes de falar.

    ass: wenia(surda)

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante,falou sobre liguagens cultas ,colonial.Falou sobre as girias que as vezes falamos sem perceber , falou tambem das variaçoes das linguagens ,de como falamos e o modo de como nos expressarmos.
    Kerssy Cavalcante 1°C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô Kerssy, a linguagem que você se refere é a "coloquial"

      Excluir
  5. Apartir do video sobre a Redação em que assistir, pude descobrir muitas coisas sobre a Redação em que eu nem pensava em saber, tipo o linguagem coloquial, antes eu pensava que Gíria fazia parte da linguagem de cada Estado,Cidade, sei lá ... Por mais que eu não goste de Redação eu sei que ela é muito importante hoje em qualquer cursinho que você for fazer hoje, e principalmente, para o famoso ENEM! Nós somos Ana Caroline e Maria Luisa e Cursamos o 1º C .

    ResponderExcluir
  6. gostei da parte que fala de girias e do poema que o cara fez

    ResponderExcluir
  7. as linguagens podem ser definidas de varias formas e eu aprendi algumas delas a norma culta que é o mesmo que padrão,a coloquial que é empregado em textos que são expressados ações do personagem, a regional que é uma mistura da coloquial com a culta e a gíria que usada para falar algo mais de outra maneira menos formal..

    ResponderExcluir
  8. foi muito legal pois o video nos ensina a aprender a lidar com a lingua portuguesa,e nos mostra variaveis formas de linguagem.
    a lingua portuguesa precisa ser bem dita para que todos possam entender e pra isso precisamos entender bem.
    thays ingryd e francineide

    ResponderExcluir
  9. o video falou de farios tipos de linguagens e de suas regioes e suas girias



    Assinado: Jardel e Cassandra

    ResponderExcluir
  10. o video sobre variações linguisticas foi bastante interessante pois sob dividir muito bem0.Eu gostei muito e complementou o que eu ja sabia.
    Tirei as dúvidas que nós tinhamos línguagem oculta.

    Alunos - Denise Lyara e Paulo Roseno.
    Série - !º Ano C
    Prof: Elizangela

    ResponderExcluir
  11. o videos fala sobre linguagens diferentes, gostei mais das girias e da linguagem coloquial, ,e bem explicado o video eu consegui entender muito bem.

    ResponderExcluir
  12. A partir do video que eu assisti tirei conclusões que quando for falar do regionalismo tem que ter cuidado e que hoje em dia muitas pessoas estão usando girias nos seus textos.Estão utilizando Girias da sua cidade.

    ResponderExcluir
  13. É muito bom o video falando sobre as girias os modos de linguagem.A lingua portuguesa deve ser muito estudada nas escolas por sua intensa dificuldade na pronuncia e na escrita.A linguagem culta é uma das linguagens que deve ser mais estudada pelos alunos.
    lucas e jefeson 1ano C

    ResponderExcluir
  14. gostei porque fala dalingugem coloquial ocuta

    ResponderExcluir
  15. num gstei nem um pko< é mto paia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você vai continuar "paia" com esse seu linguajar kkkk

      Excluir
  16. gostei do video na hora q fala das girias pois é uma linguagem muito jovem q hoje em dia quase todo mundo usa!!!

    ResponderExcluir
  17. a linguagem pode ser defenido em varios tipos de lingua pois a redação é muito emportante para as pessoas em modo geral...

    ResponderExcluir
  18. eu gostei muito porqque mi ajudou a perseber os tipos de linguagen que existe no texto e na linguagen. e tirei as duvidas da linguagen oculta.

    aluno:Henrique
    Série : 1ano C

    Prof: Elizangela.

    ResponderExcluir
  19. apartir do video que eu assisti, eu aprendi sobre as linguagens, alinguagem oculta, linguagem coloquial, e linguagem de girias, a de giria é bem engraçado eu gostei muito.

    ResponderExcluir
  20. gostei do video na hora q fala das girias pois é uma linguagem muito jovem q hoje em dia quase todo mundo usa!!!eu gostei muito porqque mi ajudou a perseber os tipos de linguagen que existe no texto e na linguagen. e tirei as duvidas da linguagen oculta.
    raquel 1c

    ResponderExcluir
  21. o videos é bem legal fala sobre as linguagens < gostei mais da coloquial e de girias, o video é bem explicativo eu entendi muito bem.
    Thales 1c

    ResponderExcluir
  22. eu gostei muito do video porque nos tras muitas informaçoes sobre linguagens.linguagem coloquial,girias etc.esse video deu mais aprendizagem mais experiencias nos estudos da lingua portuguesa


    arisleu,daniel

    ResponderExcluir
  23. eu nao gosto de estudar portugues pq a professora e muito besta e chata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo totalmente, a professora é show...

      Excluir
    2. pois eu acho que besta é quem coloca esses comentários ...

      Excluir
  24. Gostei muito deste vídeo ,ele fala coisas muito interesantes como por exemplos,Girias,Variaçoes de linguagens etc.Esse vídeo nos ensinar a perceber os tipos de linguagens que estão ao nosso redor e muitas vezes não percebemos
    Glaudiano 1° ano C
    Professores: Evânio e Elisâgela

    ResponderExcluir