Diante de um quadro social em que internet,
televisão, violência, avanços científicos, injustiças sociais, sexualidade e
muitos outros fatores misturam e criam uma dimensão nova e desafiadora para
todos nós, como construir uma relação de ensino aprendizagem de português que
seja, de fato, significativa? Esse parece-me ser o maior desafio do professor
de linguagens, códigos e suas tecnologias: realizar um processo de ensino-aprendizagem
da língua materna que atenda às necessidades atuais de comunicação e interação.
Saber ler e escrever não coloca
necessariamente alguém na condição de pessoa letrada, capaz de interagir
socialmente com as diferentes linguagens que nos rodeiam. Desejamos que a disciplina
de linguagens promova o desenvolvimento de uma pessoa que pratique, cultural e
socialmente, a leitura e a produção textual. Essa pessoa consegue pensar sobre
o mundo, estabelecendo uma relação contextualizada com ele, interpretando e
produzindo os textos necessários para essa relação. Alargamos os conceitos de
texto para toda manifestação intencional de sentido existente na sociedade.
Desse modo, os conceitos de leitura e produção textual também se alargam.
De qualquer modo, para atingirmos esse fim é
necessário redimensionar o conjunto de habilidades associadas ao processo de
ensino-aprendizagem da linguagem, centrando-o nas práticas socioculturais de
leitura e de escrita. Importante destacarmos o que se tem vindo a chamar de
práticas de letramento, ou seja, toda ocasião em que um texto escrito faça
parte das interações dos indivíduos e de seus processos de construção de
sentido, considerado a partir da cultura em que esse texto circula. Isso se
traduz por considerar os diferentes elementos constituintes que permitem que o
texto funcione socialmente em uma determinada comunidade.
Muitas vezes, nossos alunos iniciam a segunda
fase do Ensino Fundamental com dificuldades de diferenciar atitudes diante dos
diferentes textos com que terão de lidar na sua vida escolar. Não é difícil
encontrar crianças, neste momento de seu aprendizado, que considerem ler e
escrever como atividades que se dão sempre do mesmo modo. Assim, professores
encontram alunos que, por exemplo, lêem exercícios escolares da mesma maneira
como leriam um conto de fadas ou fazem uma síntese de Ciências seguindo a
estrutura de uma narrativa. Não se habituaram a usar as estratégias apropriadas
de leitura e escritas aos diferentes eventos e práticas de letramento.
Considerando a sociedade como uma teia
complexa constituída por meio de linguagens, parece-nos ser muito importante
uma perspectiva processual, dinâmica e interativa que facilite a organização e
planejamento do estudo da linguagem. Valorizar uma aula de linguagem significa,
no cotidiano escolar, dar oportunidade de desenvolver habilidades de interação
com o mundo mais ampla e possível, em particular, no que se refere às relações
sócio-culturais.
Ao pensarmos a realidade socio-cultural na sua relação interativa com as linguagens, ganha relevância o conceito de gênero discursivo.
Ao pensarmos a realidade socio-cultural na sua relação interativa com as linguagens, ganha relevância o conceito de gênero discursivo.
Trabalhar com diferentes gêneros de discurso
faz com que o aluno não apenas tenha contato com o que é produzido dentro da
escola, mas também com a produção fora dela, dando-lhe oportunidade de contato
com diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, as práticas de letramento na
escola tornam-se ligadas necessariamente ao ensino com gêneros textuais, uma
vez que eles são o resultado de fatos ou situações sócio-culturais.
Fonte: http://landeira-educablog.blogspot.com.br/2009/08/ensino-aprendizagem-de-linguagem.html
ATENÇÃO:
Faça a leitura do texto a cima, assista o vídeo "Variantes Linguísticas" exibido pela professora Elisângela Rodrigues e deixe o seu comentário.
ATENÇÃO:
Faça a leitura do texto a cima, assista o vídeo "Variantes Linguísticas" exibido pela professora Elisângela Rodrigues e deixe o seu comentário.
Achei interessante,falou sobre liguagens cultas ,colonial.Falou sobre as girias que as vezes falamos sem perceber , falou tambem das variaçoes das linguagens ,de como falamos e o modo de como nos expressarmos.
ResponderExcluirVoê quis dizer "coloquial"
ExcluirApartir do video sobre a Redação em que assistir, pude descobrir muitas coisas sobre a Redação em que eu nem pensava em saber, tipo o linguagem coloquial, antes eu pensava que Gíria fazia parte da linguagem de cada Estado,Cidade, sei lá ... Por mais que eu não goste de Redação eu sei que ela é muito importante hoje em qualquer cursinho que você for fazer hoje, e principalmente, para o famoso ENEM! E esse é o meu comentário sobre o vídeo assistido .
ResponderExcluiro video falar de regioes que falar diferente como:dialetos,girias...
ResponderExcluirprecisar respeitar maneiras diferentes de falar.
ass: wenia(surda)
Achei interessante,falou sobre liguagens cultas ,colonial.Falou sobre as girias que as vezes falamos sem perceber , falou tambem das variaçoes das linguagens ,de como falamos e o modo de como nos expressarmos.
ResponderExcluirKerssy Cavalcante 1°C
Alô Kerssy, a linguagem que você se refere é a "coloquial"
ExcluirApartir do video sobre a Redação em que assistir, pude descobrir muitas coisas sobre a Redação em que eu nem pensava em saber, tipo o linguagem coloquial, antes eu pensava que Gíria fazia parte da linguagem de cada Estado,Cidade, sei lá ... Por mais que eu não goste de Redação eu sei que ela é muito importante hoje em qualquer cursinho que você for fazer hoje, e principalmente, para o famoso ENEM! Nós somos Ana Caroline e Maria Luisa e Cursamos o 1º C .
ResponderExcluirgostei da parte que fala de girias e do poema que o cara fez
ResponderExcluiras linguagens podem ser definidas de varias formas e eu aprendi algumas delas a norma culta que é o mesmo que padrão,a coloquial que é empregado em textos que são expressados ações do personagem, a regional que é uma mistura da coloquial com a culta e a gíria que usada para falar algo mais de outra maneira menos formal..
ResponderExcluirfoi muito legal pois o video nos ensina a aprender a lidar com a lingua portuguesa,e nos mostra variaveis formas de linguagem.
ResponderExcluira lingua portuguesa precisa ser bem dita para que todos possam entender e pra isso precisamos entender bem.
thays ingryd e francineide
o video falou de farios tipos de linguagens e de suas regioes e suas girias
ResponderExcluirAssinado: Jardel e Cassandra
o video sobre variações linguisticas foi bastante interessante pois sob dividir muito bem0.Eu gostei muito e complementou o que eu ja sabia.
ResponderExcluirTirei as dúvidas que nós tinhamos línguagem oculta.
Alunos - Denise Lyara e Paulo Roseno.
Série - !º Ano C
Prof: Elizangela
o videos fala sobre linguagens diferentes, gostei mais das girias e da linguagem coloquial, ,e bem explicado o video eu consegui entender muito bem.
ResponderExcluirA partir do video que eu assisti tirei conclusões que quando for falar do regionalismo tem que ter cuidado e que hoje em dia muitas pessoas estão usando girias nos seus textos.Estão utilizando Girias da sua cidade.
ResponderExcluirÉ muito bom o video falando sobre as girias os modos de linguagem.A lingua portuguesa deve ser muito estudada nas escolas por sua intensa dificuldade na pronuncia e na escrita.A linguagem culta é uma das linguagens que deve ser mais estudada pelos alunos.
ResponderExcluirlucas e jefeson 1ano C
gostei porque fala dalingugem coloquial ocuta
ResponderExcluirnum gstei nem um pko< é mto paia
ResponderExcluirE você vai continuar "paia" com esse seu linguajar kkkk
Excluirgostei do video na hora q fala das girias pois é uma linguagem muito jovem q hoje em dia quase todo mundo usa!!!
ResponderExcluira linguagem pode ser defenido em varios tipos de lingua pois a redação é muito emportante para as pessoas em modo geral...
ResponderExcluireu gostei muito porqque mi ajudou a perseber os tipos de linguagen que existe no texto e na linguagen. e tirei as duvidas da linguagen oculta.
ResponderExcluiraluno:Henrique
Série : 1ano C
Prof: Elizangela.
apartir do video que eu assisti, eu aprendi sobre as linguagens, alinguagem oculta, linguagem coloquial, e linguagem de girias, a de giria é bem engraçado eu gostei muito.
ResponderExcluirgostei do video na hora q fala das girias pois é uma linguagem muito jovem q hoje em dia quase todo mundo usa!!!eu gostei muito porqque mi ajudou a perseber os tipos de linguagen que existe no texto e na linguagen. e tirei as duvidas da linguagen oculta.
ResponderExcluirraquel 1c
o videos é bem legal fala sobre as linguagens < gostei mais da coloquial e de girias, o video é bem explicativo eu entendi muito bem.
ResponderExcluirThales 1c
eu gostei muito do video porque nos tras muitas informaçoes sobre linguagens.linguagem coloquial,girias etc.esse video deu mais aprendizagem mais experiencias nos estudos da lingua portuguesa
ResponderExcluirarisleu,daniel
eu nao gosto de estudar portugues pq a professora e muito besta e chata
ResponderExcluirDiscordo totalmente, a professora é show...
Excluirpois eu acho que besta é quem coloca esses comentários ...
ExcluirGostei muito deste vídeo ,ele fala coisas muito interesantes como por exemplos,Girias,Variaçoes de linguagens etc.Esse vídeo nos ensinar a perceber os tipos de linguagens que estão ao nosso redor e muitas vezes não percebemos
ResponderExcluirGlaudiano 1° ano C
Professores: Evânio e Elisâgela